Telefone: (49) 3621-1415 / contato@ceguarani.com.br

1973 - O Primeiro Título Oficial

Até meados dos anos 70, o Guarani participava de alguns torneios curtos, mas principalmente jogava partidas amistosas pela região. A primeira grande conquista da estrelada história bugrina veio em 1973, com o título do Campeonato Regional do Extremo-Oeste – Taça Antônio Pichetti. Com esse título, o Guarani ganhou uma vaga para partipar do Regional Oeste, naquele mesmo ano (falaremos dessa competição em outra oportunidade).

O técnico nessa conquista foi Alfeu Martha de Freitas, que também jogou pelo Guarani, e defendeu, entre outros clubes, Grêmio, Internacional, Portuguesa, San Lorenzo (Almagro) e Seleção Brasileira. O massagista era o grande Osni de Souza, lembrado também até hoje pela sua colaboração com o cenário musical de São Miguel do Oeste.

Na última rodada da competição, o Guarani tinha pela frente um clássico contra o Ypiranga, que seria disputado em São José do Cedro. E a tabela definia uma encruzilhada para o time bugrino: derrota ou empate davam o título para o Clube Atlético Montese, nosso querido co-irmão e maior rival da história do futebol migueloestino.

O Guarani precisava da vitória, e conseguiu com muita dificuldade. Um dos destaques do time, o meia Alfredo (vindo de Porto Alegre) lesiounou-se. Em seu lugar entrou o jovem Toninho Paganini. E o garoto deu conta do recado. De cara, marcou um belo gol de falta. Ele anotaria mais um, Feistauer também foi ás redes, e o Guarani venceu por 4-2, conquistando o primeiro título oficial de nossa gloriosa história. Na foto, em pé: Osni (massagista), Alfeu (treinador), Duca, Bratcoski, Gildo, Donnini, Maxi, Polaco Bregola, Clari Vareschin, Joceli e Waldir João Fedrizzi (presidente da Liga Esportiva Fronteirista);  agachados: Cabo Bueno, Schacker, Lobão, Tião, Feistauer, Alfredo, Lambari, Toninho Paganini, Cesar Paliano e Nédio Borsatto. Pioneiros de nossa história de títulos, para sempre guardados em nossas memórias e corações. #GuaraniEmFrente!

Veja Todas

Destaque

História

O Clube Esportivo Guarani foi fundado em 07 de setembro de 1947, quando São Miguel do Oeste ainda chamava-se Vila Oeste, à época...

Leia Mais

Go to top of page